quinta-feira, 17 de julho de 2008

Knives and Drinks

Tal como diz o título, e perdoem-me o inglês, os dois principais problemas relacionados com jovens em Londres, e no Reino Unido em geral, são os crimes com armas brancas e o consumo de alcool em excesso.

Knife crime: Teenager stabbed to death in London...
Estes são os títulos quase diários dos jornais.
Desde Janeiro de 2008 já foram mortos 21 jovens em crimes relacionados com armas brancas em Londres.
Confesso que nunca assisti a nenhum desses crimes nem nunca me senti afectada por esta "onda de crime", segundo relatam os jornais, mas eles existem na realidade e os jovens são afectados por eles.
Todos tinham menos de 21 anos e alguns foram mortos por engano.
Perdoem-me a sinceridade mas estes crimes ocorrem sempre nos mesmo bairros, desenrolam-se entre membros de grupos organizados e estão normalmente relacionados com drogas ou assuntos mal resolvidos entre os grupos envolvidos. Se uma simples leitora e habitante de Londres consegue tirar estas ilações por simplesmente ler os jornais e informar-se sobre o que se passa na sua cidade, como é possível que a acção da polícia não se concentre nestas áreas e acima de tudo não tente prevenir a venda e distribuição de armas brancas junto dos jovens?
Se as campanhas de prevenção divulgadas junto dos jovens não estão a resultar provavelmente será necessário actuar juntos daqueles que vendem/distribuem as armas brancas aos jovens, aqueles que as tornam acessíveis e que já não serão tão jovens, digo eu!

O consumo de bebidas alcoolicas é o outro problema...
Neste momento estamos a assistir a uma enorme campanha de prevenção do consumo, apoiada e divulgada pelos media como não poderia deixar de ser, que se iniciou com a divulgação de uma reportagem sobre jovens entre os 18 e os 24 anos que sofrem de cirroses gravíssimas ou inclusivamente faleceram pelo consumo excessivo de alcool.
Sem dúvida um problema grave mas que terá uma explicação um pouco mais elaborada do que aquela que nos é transmitida. Claro que o consumo existe por ser possível comprar alcool mesmo sendo um menor e por haver fugas à lei mas também existe porque esse menor se quer desinibir e quer provar o seu lugar.

No meio de todas estas notícias e estas informações sobre os jovens ingleses questiono-me qual a imagem que passa para o público em geral sobre uma geração inteira de jovens. Os jovens que se envolvem em rixas e problemas e que consomem alcool em excesso ainda representam apenas uma pequena minoria de uma geração inteira de jovens ingleses e gostava que isso fosse ressalvado pelos media. A grande maioria dos jovens sofre com estas brigas entre grupos organizados, com outros jovens alcoolizados todo o tempo e, acima de tudo, com uma necessidade de afirmação enorme numa sociedade exigente em que todos temos de ser magros, bonitos, vestir a roupa da moda e estar a par de todas as novidades e alterações por mais pequenas e insignificantes que sejam.

Outro dia falava com uma amiga sobre um inquérito que fizeram aqui a raparigas de 12 anos sobre a sua aparência e o que não gostavam nelas. Todas tinham algo a apontar e todas queriam ser mais magras ou mais altas ou ter o nariz mais pequeno, etc...
De todas, apenas uma respondeu, timidamente, que gostava da sua aparência e que isso não representava um problema para ela...

Depois desta reflexão questiono-me se os principais problemas dos jovens ingleses (e quem sabe dos jovens em geral) serão mesmo os crimes com armas brancas e o consumo de alcool em excesso...?

3 comentários:

ZIA disse...

Penso que analisaste muito bem o/os problemas que não são, realmente apanágio de Londres mas de todas as grandes e cosmopolitas capitais neste início de século. No entanto, tive oportunidade de ver as capas e os títulos dos jornais ingleses e impressionou-me o sensacionalismo e direi mesmo a indiferença ou aceitação desses crimes...
Que bom ler-te...continua que vou espreitando.
Jinhos
ZIA

goiaba disse...

Há dias que não abria o teu blog porque já não podia ver a cara daqueles senhores ... sobretudo porque sabia que não estavas disponível para blogar.
Bem-vinda. A titia contou tudo e espero que estejas agora a sentir mais estabilidade e uma verdadeira habitante de Londres.
A maioria dos jovens, espero, não corresponde ao padrão dessa e de outras notícias mas a impressão de pessoas sem esperança, alienadas e que "não têm nada a perder", assusta.
Voltarei sempre.

Anónimo disse...

Que bom trocar ideias contigo.É triste ver tantos jovens sem objectivos...Aí,aqui...em todos os lugares!Quando parará?Jokas.
isa.