quinta-feira, 2 de abril de 2009

A liberdade...

De vez em quando paramos para pensar nas coisas...
Eu sempre parei para pensar demasiado e aprendi, há relativamente pouco tempo a, simplesmente viver. No entanto, como tenho um espírito inquieto e que diversas vezes se questiona, ainda tenho momentos em que a minha cabeca me atraico-a e sou levada por pensamentos longínquos.

Normalmente isso tem acontecido nas minhas viagens de aviao...
Como agora vivo numa ilha as viagens de aviao tem sido constantes, felizmente, e quando nao adormeco que nem um bebe, penso sobre a minha vida.

A ultima viagem de aviao que fiz foi de Lisboa para Londres há menos de 1 semana.
Tive uma estadia maravilhosa, rodeada de amigos, embora continuem a falhar aqueles encontros com pessoas com menos flexibilidade ou a quem a agenda nao se apresenta tao leve nos GRANDES 4 dias em que estou na minha Lisboa.

The point is...A caminho de Londres pus-me a pensar e sinto-me livre.

Quando somos jovens o nosso sonho é ser livre: livrarmo-nos dos pais, da família, das obrigacoes da escola, dos objectivos que estabelecem para nós, das normas sobre as quais somos obrigados a viver.
Depois crescemos e percebemos que a verdadeira liberdade talvez nao seja a libertacao de todas as convencoes mas sim, arranjar o nosso espaco, a nossa individualidade e realizar "os nossos sonhos" convivendo com as convencoes da sociedade que nos rodeia.
Nesse sentido, descobri que a liberdade, hoje em dia, se vive e se compra com muito trabalho.

Considero-me um exemplo disso. Tenho um trabalho que nao me faz levantar da cama todos os dias com um sorriso, que nao me preenche a nível profissional e que é desempenhado dentro de um escritório em frente a um computador. Mas por outro lado esse trabalho permite-me viajar e acordar em sítios diferentes pelo menos 1 vez por mes, com um sorriso na cara porque estou a realizar o meu sonho de comecar a conhecer o mundo que nos rodeia.

Nesse nível ainda vou na aldeia porque o mundo tem muito para oferecer e eu conheco muito pouco mas a ideia de continuar faz-me sorrir de manha.

Relativizar as coisas funcionais em nome de emocoes únicas é um verdadeiro lema para mim!

2 comentários:

ZIA disse...

Foi muito bom voltar a ler-te...de vez em quando, logo que uma folgazinha me dá tempo, espreito para ver se há novidades de Londres e desse teu cantinho! Hoje, fui brindada! Fazes-me sempre tão bem! Só me lembro do que gostei de ver e conhecer quando passei aquele ano em França! Aproveita, que a liberdade com responsabilidade, conta, peso e medida é um bem maior e fortalece a nossa vida e dá energias para muitos momentos menos bons que, lógico, todos temos.
Jinhos
ZIA

goiaba disse...

Há tempo que não te visitava e adorei encontrar novidades. Não nos deixes tanto tempo à espera ...
Gostei muito deste texto!
Bjinho