quarta-feira, 30 de abril de 2008

Amanhã os Londrinos vão às urnas...


Amanhã os Londrinos vão exercer o seu direito de voto e eleger o Mayor de Londres.
Decidi escrever sobre estas eleições porque as diferenças entre o sistema eleitoral deles e o nosso são algumas e os números muito mais assustadores...
Antes de mais, em Londres as eleições vão decorrer dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador.
Não só não é feriado em Londres e a maioria das empresas está a funcionar dia 1 e 2 de Maio como as pessoas ainda têm de ir votar num dia útil.
Em Portugal, e na maioria dos países europeus, vota-se ao domingo, o dia da semana em que nada se faz e tudo custa muito mais mas que ao menos não se tem de pensar em mais nada e lá se vai votar.
Aqui, pelo contrário, o Dia do Trabalhador é passado a trabalhar e a escolher o Mayor de Londres, ou seja, a tomar decisões difíceis.
Neste momento poderão pensar que aqui há uma maior consciência da importância das eleições e do voto...mas é totalmente o contrário.
As últimas eleições para Mayor de Londres foram em 2004 e a adesão foi fraquíssima. Dos 5.5 milhões de londrinos registados na câmara de Londres para votar apenas 37% usufruiu do seu direito de voto e daqui se tira a conclusão de que tenho falado diversas vezes no meu blog: os londrinos não sentem a cidade como sua. É uma cidade constituída por estrangeiros. Estrangeiros que vêem televisão dos seus países de origem, lêem os jornais e livros dos seus países de origem e, em muitos casos, privam maioritariamente com a comunidade dos seus países por isso o envolvimento com a cidade e a cultura londrina é muito pequeno.
Londres acaba por ser uma cidade de passagem, uma cidade utilitária mas não a sentem como sua.
Querem as coisas feitas, querem as coisas a funcionar mas não consideram que o seu voto seja importante ou vá mudar algo e muitas vezes sentem-se assim porque não se sentem integrados nesta cidade tão utilitária.
Estas são considerações sobre alguns estrangeiros, talvez até bastantes, mas a intenção não é generalizar porque há sempre honrosas excepções e gosto de salvaguardá-las. (Excepções ainda tem P? EHEHEHEH)
Mas além destas questões existem os londrinos, nascidos e criados em Londres, que desconhecem coisas tão básicas como a localização da sua mesa de voto ou a que se referem os boletins de voto. Este desconhecimento por parte dos londrinos atinge tais proporções que o London Paper, jornal gratuito do género do Metro ou Destak mas com uma tiragem à altura, dedicou, na sua edição de hoje, 6 páginas às eleições além de ter disponibilizado informações ainda mais vastas no seu site.
Nessas páginas explicam o que cada boletim de voto significa, simplificam o procedimento e apresentam as ideias dos partidos de forma meramente informativa para tentar que as pessoas estejam um pouco mais alerta para as eleições, mais envolvidas.
A dificuldade em passar a mensagem é de tal forma que foi criado um site, www.votematch.co.uk, no qual podemos descobrir o candidato com quem mais nos identificamos. Todos os candidatos responderam as questões muito simples e de acordo com a nossa escolha podemos saber em "quem vamos votar". Parece um quiz daquelas revistas juvenis como a Ragazza mas, segundo uma jornalista algo respeitada e reconhecida, parece funcionar.
E agora dois factos engraçados:
1 - Cada candidato para concorrer a Mayor paga uma depósito de 10.000 Libras;
2 - O sistema destas eleições não prevê uma 2ª volta e então funciona da seguinte forma: cada eleitor vota na sua 1ª e 2ª escolha, ou seja, aquele em quem realmente acredita e aquele que "até não faz mal ser Mayor". Caso haja um empate dentro das primeiras escolhas dos eleitores, recorre-se aos votos das segundas escolhas e define-se o vencedor. Estranho, não? Mas pensando bem, se só 37% das pessoas vão votar, quem iria à 2ª volta?
Por fim, não vou estar a descrever aquilo que cada partido defende nem os partidos envolvidos nestas eleições mas apenas vou referir que as grandes bandeiras destas eleições são a redução do crime e a melhoria da qualidade e cobertura da rede de transportes públicos.
E a pressão é muito grande porque o Mayor que ganhar estas eleições será responsável pela preparação da cidade para receber os Jogos Olímpicos em 2012 and that's BIG!
Acho que nunca me informei tanto sobre umas eleições mas como ainda não posso votar o interesse pelo funcionamento das mesmas aumenta e muito. Além disso, quando não se tem televisão em casa e se passa muito tempo nos transportes públicos aquilo que se faz é ler os jornais gratuitos. Um pouco mais apertados, com o vizinho do lado a ler por cima do nosso ombro e com a pessoa que vai de pé à nossa frente a empurrar o jornal para a nossa cara constantemente ainda conseguimos aprender algo.
Let the games begin!





8 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Tenho lido todas as mensagens do blog e estou grata pelo enriquecimento cultural que me tens proporcionado. Tinha uma ideia de Londres diferente, cultura de folhetos turísticos!
Gosto do teu estilo de escrita, por favor não deixes cair, continua!

ZIA disse...

Hello! Li com muito interesse e curiosidade o que «postaste» ontem sobre as eleições para o Mayor. estou sempre a aprender contigo. Que bom! E não pude deixar de recordar conversas, brincadeiras, apostas e almoçaradas em dia de eleições cá na nossa capital. Sempre gostei de te saber bichinho politizado, atento e participativo. Kisses 4 u
ZIA

goiaba disse...

Interessante saber que a votação permite 2 escolhas. Votar em todos os candidatos de forma hierarquizada é o processo mais democrática de um eleitor exprimir os seus interesses ( numa perspectiva matemática) e dos candidatos saberem realmente "quanto" valem. Obrigada pelo que aprendo contigo.

Anónimo disse...

Como tenho gostado de aprender contigo! Mais: de uma forma tão interessante, tão bem escrita.Continua! Tenho saudades...
isa.

Sandra disse...

I am impressed

ZIA disse...

só para dizer que é urgente mudar de texto! Reclamamos, exigimos, suplicamos!!
Várias Vozes descontentes

Anónimo disse...

Volta,tendo tempo,ao nosso convívio!! É bom ter notícias! Ter informações,sei lá, apenas: oi,tudo bem? Bjs. isa

ZIA disse...

ULTIMATUM!!
MUDA ESSA PÁGINA, JÁ NÃO PODEMOS, OS TEUS VERDADEIROS AMIGOS, CONTINUAR A VER OS MESMOS SENHORES...E TU COM TANTO PARA NOS CONTAR...VÁ LÁ, VENCE A INÉRCIA...SE NÃO HOUVER FOTOS, PACIÊNCIA O QUE MAIS INTERESSA É O CONTEÚDO...VÁ LÁ!! IMPLORAMOS!!
ZIA